Você já conhece o queijo Canastra? Esse queijo de sabor marcante, textura macia e casquinha amarela vem conquistando cada dia mais espaço em todo o país e no exterior também.
Antes de tudo, é importante saber que o queijo produzido na Serra da Canastra, região sudoeste de Minas Gerais, carrega a história de gerações. Sendo preparado do mesmo jeito há cerca de duzentos anos. Além de fazer parte do cotidiano das famílias da região, também gera renda para as mesmas e ajuda no turismo local.
Primordialmente, o queijo é feito com leite cru e de um jeito muito particular. Seu sabor se dá tanto por conta das particularidades da região e forma de manejo do gado leiteiro, quanto pela forma única de ser produzido.
Além do que, a história do queijo Canastra remonta a época dos tropeiros, que carrega o sabor e a cultura da região da Serra da Canastra, hoje conta com sistema de rastreabilidade, produtores cadastrados e um sistema que ajuda o consumidor a saber a procedência do mesmo.

Queijo Canastra: a história por trás do sabor
Primeiramente, a origem do queijo Canastra remonta tradições de produção de queijos trazidas de Portugal, quando o Brasil era colônia ainda, tradição que foi adaptada ao clima e região resultando no famoso queijo, com sabor marcante e único.
Inclusive, foi nessa época de colonização, quando os tropeiros transportavam queijos pelas regiões mineiras, inspirando o desenvolvimento do queijo Canastra, que acredita-se ser um primo distante do queijo da Serra da Estrela, em Portugal.
Portanto, devido à época de sua origem, o processo de cura era tão necessário para a conservação deste queijo. E é esse processo um dos responsáveis pelo sabor do queijo canastra ser tão peculiar.
Diferencial do queijo Canastra
Além do processo de cura, o fato do queijo Canastra ser produzido com leite cru e não pasteurizado, como a maioria dos outros queijos conhecidos no Brasil. Em seus ingredientes vão apenas o leite, o coalho, o pingo e o sal.
De igual forma, o clima, relevo, pureza da água e a vegetação da região, tem grande influência, pois o leite é ordenhado de vacas livres criadas em pasto, como era feito antigamente.
Como saber se o queijo Canastra que você comprou é autêntico
Inclusive, para ser considerado o autêntico queijo Serra da Canastra, precisa ser seguido os seguintes requisitos:
Região
Logicamente, só pode ser considerado queijo Canastra, aqueles produzidos na região da serra, nos seguintes municípios:
- São Roque de Minas
- Medeiros
- Vargem Bonita
- Tapiraí
- Delfinópolis
- Bambuí
- Pimhui
Ingredientes
Conforme já dito, o queijo Canastra tem apenas quatro ingredientes:
- Leite cru
- Coalho
- Pingo
- Sal
Modo de produção
Inicialmente, o leite é ordenhado pela manhã e vai para um tanque no qual é adicionado o coalho. Depois que o leite “talha” adiciona-se o pingo, que é um fermento lácteo natural feito com o soro de pingo da produção do dia anterior.
Logo após a adição do pingo, a massa é transferida para uma forma e adicionado o sal grosso. Após a salga o queijo é grosado(lixado) para dar o acabamento final. A partir daí segue-se o processo de cura.
Selo
Da mesma forma que é utilizada em países europeus para evitar falsificações, a etiqueta de caseína, agora é usada para identificar os queijos produzidos na Serra da Canastra. A etiqueta é da APROCAN(Associação dos Produtores de Queijo Canastra).
Inclusive, a caseína é uma proteína existente no leite, o que torna a etiqueta comestível, além de trazer a segurança para o consumidor, de que está adquirindo um queijo de procedência comprovada.
Além disso, o selo também garante a rastreabilidade dos queijos, os três primeiros dígitos na parte inferior da etiqueta se referem ao produtor e os últimos cinco dígitos, o do queijo. Além disso, só recebe o selo, os produtores que seguem as normas de produção indicadas no regulamento de uso e estar regularizado pelos órgãos de inspeção.
Subtipos do Queijo Canastra
Tamanho
Merendeiro: é o menor queijo, pesa cerca de 300g.
Canastra: é o tamanho tradicional do queijo canastra, pesa cerca de 1kg.
Canastra real: é o maior e que precisa de maior tempo de maturação, pesando entre 5 a 6kg.
Maturação
Fresco: com sabor de leite fresco, é o queijo recém produzido. Sua textura é mais macia e “mole”.
Meia cura: é o queijo com uns 10 dias de maturação, textura um pouco mais densa e aparência mais firme.
Curado: com mais de 22 dias de maturação, é o único queijo que pode ser comercializado com o selo da Aprocan. Tem o sabor mais marcante e cor amarelada. A maturação pode variar de 22 dias até 01 ano, quanto maior o tempo de cura, mais duro o queijo, mais marcante e denso o sabor, podendo, inclusive, variar nas texturas e no surgimento de novas microbiotas, conferindo ainda mais particularidades ao queijo.
Como consumir
Em primeiro lugar, a forma de consumo do queijo Canastra vai depender do tipo de maturação do mesmo. O queijo fresco e o meia cura, são normalmente consumidos no dia a dia, acompanhando o café da manhã, por exemplo. Em combinações com doces, pães, biscoitos, ou seja, alimentos de rápido consumo e que não “trabalham” tanto o queijo.
Já os queijos curados, são utilizados em receitas diversas, como massas e risotos, por exemplo, ou no famoso pão de queijo. O queijo Canastra, em suas diversas apresentações de maturação, é muito utilizado em degustações de vinhos e cervejas, por conta do sabor marcante.
Como conservar seu queijo Canastra
Primeiramente, é importante entender que o processo de cura é contínuo, mesmo após a compra o queijo vai continuar se modificando. Então o método de conservação do queijo Canastra vai depender do que o consumidor vai preferir.
Se, por acaso, o consumidor preferir o queijo do jeito que comprou, vai precisar parar a maturação. Para interromper esse processo, é preciso embalar o queijo e colocá-lo na geladeira. Mas é importante saber que, na geladeira, o queijo pode ressecar.
Por outro lado, se o consumidor quiser continuar com a maturação do queijo Serra da Canastra, ele precisará acondicionar o queijo em um local fresco e bem ventilado, sobre um prato ou tábua de madeira. Deve-se também virar o queijo pelo menos uma vez ao dia e a cada três ou quatro dias, é importante lavar o queijo.
Produtores locais
- Roça da cidade
Estrada Parnacanastra, km 02, São Roque de Minas- MG
(37) 98311250
@rocadacidade
- Queijo da lobeira
Fazenda da Glória, Bambuí-MG
(37) 99872 7311
@queijodalobeira
- Morada da serra
Bambuí- MG
@queijomoradadaserra
(31) 99338 2710
- Porto Canastra
Delfinopólis- MG
(35) 99817 6707
@queijariaportocanastra
- Vale Encantado
Fazenda Curiango do Lajeado, Vale da Gurita, Delfinopólis- MG
(16) 99761 7226
@queijovaleencantado
- Pedacin da Serra
Fazenda Mococa, Medeiros- MG
(37) 99945 3073
@pedacindaserra
- Queijo do Dinho
Fazenda Água Limpa, entre Pimhuí e Capitólio- MG
(37) 99942 7258
@queijo_dinho
- Tradição Vilela
Fumal, João Batista do Glória- MG
(35) 99897 1882
@tradicao_vilela
- Trilha da Pedra
Fazenda Campo Alegre, São Roque de Minas- MG
(37) 99928 4442
@queijotrilhadapedra
- Queijo da Mata
Sobradinho da Mata ou Margem do Rio São Francisco, São Roque de Minas- MG
(37) 99820 9983
@queijodamata
Patrimônio Imaterial
Em maio de 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, reconheceu como patrimônio imaterial brasileiro o modo de preparar o queijo Serra da Canastra.
Finalmente, o instituto reconheceu que trata-se de uma manifestação cultural o modo de fazer o queijo que passa de pai para filho. Além de tratar-se de um traço cultural, o queijo, está presente no dia a dia e no imaginário do povo mineiro.
Reconhecimento Internacional
Para evidenciar a qualidade do nosso queridinho, em 2023, o queijo Serra da Canastra figurou em 12ª posição em ranking elaborado pela TasteAtlas, guia gastronômico que avalia comidas do mundo inteiro. O guia montou um ranking com os 100 melhores queijos do mundo, o queijo canastra ficou com nota 4.7 numa avaliação de 1 a 5.
Já no ano de 2022, a mesma instituição considerou o Queijo Canastra como o melhor queijo do mundo.
Informações Nutricionais do queijo Canastra
Evidentemente, os queijos, em geral, são uma importante fonte de proteínas e cálcio, mas também são uma importante fonte de gorduras, esses são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, na manutenção dos músculos, ossos e cascata hormonal, respectivamente.
Do mesmo modo, o queijo Canastra não seria diferente, logo abaixo temos uma tabela genérica das informações nutricionais deste maravilhoso queijo. Claro que cada produtor e período de maturação vai ser suas particularidades, mas segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a TBCA, a quantidade aproximada desses nutrientes é de 26,6g de proteínas, 26,6g de gorduras totais e 529mg de cálcio a cada 100g de queijo.
Valores Nutricionais (aproximados):
- Calorias: 240-335 kcal/100g
- Carboidratos: 0-10,60g/100g
- Proteínas: 17,60-26,67g/100g
- Gorduras: 14,10-26,6g/100g
- Gorduras Saturadas: 6,0-16,67g/100g
- Cálcio: 529 mg/100g
- Sódio: 1587 mg/100g
Dificuldades para comercialização
Apesar de toda cultura envolvida na produção do queijo Canastra, existe um empecilho para que ele seja degustado por todo o território nacional. O fato de ser produzido com leite cru. Infelizmente, a legislação sanitária brasileira impede a comercialização de queijos feitos com leite não pasteurizado.
Como resultado, tal lei, além de limitar a liberdade do cidadão no que ele vai decidir consumir, impede uma manifestação cultural daquela região, limitando o desenvolvimento financeiro de várias famílias e municípios.
Felizmente, o Instituto Mineiro de Agropecuária, o IMA, definiu em portaria que o queijo Canastra pode ser comercializado em todo o estado de Minas Gerais, desde que a queijaria seja cadastrada junto ao instituto.
Outra boa notícia é o Selo Arte, que permite que o produtor filiado ao IMA possa comercializar seu produto em todo o país.
E aí, te convenci a provar essa delícia? Se sim, clica numa das lojas abaixo e escolhe seu Queijo Serra da Canastra. Depois me conta como foi a experiência.
- Mercado Canastra: https://www.mercadocanastra.com.br/
- Queijo Canastra Online: https://www.mercadocanastra.com.br/